10 Filmes imperdíveis para quem ama Rock ‘N’ Roll

3

Listar apenas 10 (dez) filmes para quem ama Rock and Roll é uma árdua tarefa. Afinal, são muitos os filmes incríveis que abordam o tema, de ficção à biografia e documentários. Ainda assim, nos arriscamos e fizemos uma modesta curadoria dos 10 melhores (pra mim) filmes dessa temática. Aproveitem!

Easy Rider (1969)

EASY RIDER
Foto: divulgação

Um filme clássico que imortalizou um hino do Rock, a música Born to Be Wild, da Steppenwolf. Um hino à liberdade e à procura de uma sociedade livre. No longa, dirigido por Dennis Hopper, Wyatt e Billy são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos e são surpreendidos por uma cultura antes desconhecida: a intolerância.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

The Rocky Horror Picture Show (1975) - Cinerela
Foto: divulgação

Dirigido por Jim Sharman, longa-metragem musical de gênero híbrido (quando há junção de mais de um gênero) acompanha o casal Brad e Janet, que têm um pneu furado durante uma tempestade e descobrem a misteriosa mansão do cientista Dr. Frank-N-Furter. O filme é um incrível convite para fora do status quo, não só devido a toda a sua representação subversiva dos conceitos de gênero e sexualidade (leve em consideração o ano de lançamento) mas a ideia de que, naquele ambiente, o casal considerado ‘normal’ na sociedade comum, é que são os estranhos. Segundo MILLER, (2011), “a referência para o que é e o que não é normal é destruída”.

The Wall (1982)

Pink Floyd: The Wall (1982) | Cinerela
Foto: divulgação

Em 1979, após o sucesso do álbum The Dark Side of the Moon, um dos mais vendidos da história, a banda Pink Floyd alcançou sucesso internacional, e após poucos anos e outros lançamentos, a banda lança o conceitual albúm The Wall, que conta a história de Pink, um rockstar que está em um quarto de hotel e que consome drogas para poder entrar em órbita e construir uma parede imaginária que o separe do público. Um processo de enlouquecimento, em meios às memórias da infância, do pai morto na Segunda Guerra, da a mãe super-protetora e humilhações que sofria na época. É um filme sem diálogos, mas que completa a imersão do espectador através de outros elementos sonoros.

The wonders (1996)

The Wonders - O Sonho Não Acabou - Cinerela
Foto: divulgação

Com roteiro e direção de Tom Hanks, The Wonders é um longa com um perfil mais ‘sessão da tarde’, que sem dúvida nenhuma sofreu muita influência dos Beatles no seu desenvolvimento (o próprio filme abraça essa ideia com várias referências aos “Fab4”). O filme acompanha uma banda de garangem, que com a ajuda de um empresário experiente e de uma música chiclete, se torna sensação do dia para a noite. No entanto, o conto de fadas declina na mesma velocidade em que foi lançado e os questionamentos sobre ego, vaidade e sonhos são questionados.

Leia também

Cazuza (2004)

FILME CAZUZA | CINERELA
Foto: divulgação

É claro que os filmes brasileiros não poderiam faltar nessa lista, não é mesmo? Cazuza, dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho, acompanha a história do Agenor, conhecido como Cazuza. O filme vai lá no início da carreira do cantor, desde seus tempos com a banda Barão Vermelho até sua carreira solo como cantor e compositor. O longa também aborda com muita emoção a luta do artista contra a aids.

Across the Universe (2007)

15 musicais bem ao estilo de Mamma Mia! | Magazine.HD
Foto: divulgação

Se vocês perceberem, não há nessa lista nenhum dos filmes dos Beatles, mas em vários outros eles estão representados. Across the universe é um deles. Quando o jovem britânico trabalhador Jude desembarca nos Estados Unidos em busca de seu pai, ele acaba conhecendo o despreocupado estudante universitário Max e sua irmã Lucy. Jude e Lucy se apaixonam, mas a relação é ameaçada pela revolução social que acompanha a Guerra do Vietnã. Um dos meus filmes prediletos, realizado apenas com músicas dos Beatles e todas com versões originais e super empolgantes. É quase obrigatório assistir esse filme.

O Garoto de Liverpool (2009)

Aaron Johnon em O garoto de Liverpool | cinerela
Foto: divulgação

Ainda no clima dos Beatles, o filme ‘O garoto de Liverpool, de Sam Taylor-Johnson, Acompanha o jovem rebelde que viria a se tornar o astro John Lennon. No longa, John vive com sua tia Mimi, uma mulher rigorosa e sisuda que desencoraja qualquer relação de John com a música e com a irmã dela, a mãe de John. No entanto, ele insiste em conhecê-la e aí que a história se desenrola. Julia apresenta-o à música popular e ao banjo, despertando no jovem Lennon o desejo de formar sua própria banda.

Rock Brasília – Era de Ouro (2011)

Rock Brasília - Era de Ouro | Cinerela
Foto: divulgação

Dirigido por Vladimir Carvalho, o documentário Rock Brasília conta a história jovens brasilienses que liderados por Renato Russo e a história da banda Legião Urbana: sonhos, obtásculos e a relação com o sucesso. O filme venceu o grande prêmio do cinema brasileiro na categoria de melhor trilha sonora.

The Runaways (2010)

The Runaways (2010) | Cinerela
Foto: divulgação

Finalmente as mulheres chegaram nessa lista!!! Aqui o filme aborda a relação entre Joan e Jett e o início da carreira delas. Joan Jett e Cherie Currie, duas adolescentes rebeldes do sul da Califórnia, são as líderes das Runaways, a lendária banda que abriu o caminho para futuras gerações de mulheres roqueiras. Sob a influência do empresário Kim Fowley, a banda faz um grande sucesso. Porém, a relação tempestuosa entre as adolescentes ameaça o futuro do grupo.

Bohemian Rhapsody, 2018

Bohemian Rhapsody (2018)│Cinerela
Foto: divulgação

Bohemian Rhapsody acompanha o estilo de vida agitado de Freddie Mercury, a formação, o sucesso do Queen e as dificuldades do final da sua carreira. É inegável que o Queen mudou o mundo da música para sempre e só isso já seria motivo suficiente para assistirmos o filme, mas para além disso, há a nostalgia do se relaiconar com as músicas, as atuações e o show imagético que o filme proporciona.

Faixa Bônus 😉:

O Barato de Iacanga (2019)

O Barato de Iacanga | Cinerela
Foto: divulgação

Nesse documentário, somos introduzidos nos bastidores do Festival de Águas Claras, o famoso ‘Woodstock do Brasileiro’. O mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira realizado entre a década de 1970 e de 1980. É importante lembrar que o festival foi realizado em plena ditadura e os autores levaram mais de dez anos para reunir imagens, jornais e personagens vivo da época. É um ato de amor ao cinema, à música e sem dúvida nenhuma à preservação audiovisual. Um filme escola. Assistam!

cacau

Ariana, formada em marketing e em cinema, é dona de vários apelidos, acredita que foi abençoada com um grande coração e em contrapartida um pavio bem curto. Sua melhor definição são os excessos.

Next Post

Rede de ódio e as ferramentas de um sociopata

Qui Ago 20 , 2020
Rede de Ódio é um filme de thriller e drama polonês de 2020, produzido pela Naima Film, TVN e Canal + Polska, cujos direitos foram adquiridos pela Netflix. Dirigido por Jan Komasa e escrito por Mateusz Pacewicz, dupla premiada que já havia demonstrado uma boa sintonia de criação e direção […]

Você pode gostar