Facismo: 7 Filmes para aprender a reconhecer e ficar de olho

Quem acompanha a história do cinema sabe bem que é comum os filmes refletirem a energia da sociedade do momento. Assim sendo não é diferente no cinema. Principalmente quando se trata de regimes totalitários. Em síntese, como o Facismo. Em vista disso e do atual cenário do país e do mundo iremos listar sete filmes para aprender a reconhecer o fascismo e chutar esse mal pra longe. Beleza? Vamos lá!

A Onda (Die Welle, 2008)

AOnda
Divulgação

Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. Em vista disso quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer. Disponível no Telecine Play.

V de Vingança (V for Vendetta, 2005)

V de Vingança
Divulgação

Assim como muitos outros no mundo e no Brasil, V é um guerreiro contra o facismo que após uma guerra mundial vê a Inglaterra ser ocupada por um governo fascista. Na luta pela liberdade, um vigilante, conhecido apenas por V, utiliza-se de táticas terroristas para enfrentar os opressores da sociedade. V salva uma jovem chamada Evey da polícia secreta e encontra nela uma nova aliada em busca da liberdade e justiça para o seu país. Disponível no Youtube e no Google Play filmes.

Ele Está de Volta (Ert Ist Wieder da, 2015)

Ele Está de Volta
Divulgação

Adolf Hitler, maior líder do facismo na história, desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante. Dessa maneira o filme assusta ao mostrar o quanto as pessoas ainda nutrem os mais diversos tipo de preconceitos. Infelizmente muito atual. Disponível na Netflix.

Prelúdio de uma Guerra (Prelude to War, 1942)

Prelúdio de uma Guerra
Divulgação

O documentário mostra a ascensão do fascismo na Itália, Alemanha e Japão, os ataques à província chinesa da Manchúria (1931), à Etiópia (1935) e outros preparativos que desembocaram na Segunda Guerra Mundial. Disponível na Netflix.

A Vida É Bela ( La vita è bella, 1997)

A Vida é Bela - Mirante
Divulgação

A vida é bela é uma triste jornada vitimada pelo facismo. Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Assim sendo, afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

A Língua das mariposas (Le lengua de las mariposas, 1999)

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS
Divulgação

A Língua das Mariposas é um filme idílico com uma visão forte e sensível da realidade, onde o cinema vira a melodia do olhar. O filme do espanhol José Luis Cuerda reserva algumas surpresas. Entre elas, uma delas é a colaboração um tanto inesperada e surpreendente de Alejandro Amenábar, o diretor de Os Outros, como o responsável pela música. Cuerda soube cercar-se de colaboradores talentosos e fez um belo filme sobre o tema da inocência perdida. É a inocência de um garoto, Moncho, interpretado por Manuel Lozano. Através de seu professor Don Gregório (Fernán Gómez) ele encontra um mundo de descobertas sem fim, ambientado na Espanha dos anos 30, período anterior à Guerra Civil. Literatura, amor, sexo, vida.

A Outra história americana (American History X , 1998)

A Outra História Americana - 1998
Divulgação

Derek vive uma vida marcada pela violência, facismo e racismo. O neonazista, finalmente vai para a prisão depois de matar dois jovens negros que tentaram roubar seu carro. Após a sua libertação, Derek promete mudar seu jeito e espera evitar que seu irmão mais novo, Danny, siga os seus passos. Nesse período, ele luta contra seus próprios preconceitos. Disponível no Youtube.

cacau

Ariana, formada em marketing e em cinema, é dona de vários apelidos, acredita que foi abençoada com um grande coração e em contrapartida um pavio bem curto. Sua melhor definição são os excessos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Next Post

5 filmes para te inspirar a empreender pós covid-19

Qua Jun 3 , 2020
Bom, todo mundo sabe que o cinema sempre nos inspira e nos influencia em alguma área da vida. Não é mesmo? Com o empreendedorismo não é diferente. Nessa lista você vai encontrar filmes inspiradores, alguns com histórias baseadas em fatos reais e outros não, mas cada um vai te trazer uma – ou mais, característica importante para encarar essa jornada que é empreender. “Let the games Begin”.

Você pode gostar