6 Cineastas negras do estado de Pernambuco que você PRECISA conhecer

O cinema negro no Brasil atualmente é protagonizado por mulheres. Porém, se engana quem pensa que elas já ‘chegaram lá’. Ainda falta um longo caminho pela frente para considerarmos a atuação no audiovisual uma atividade democrática, acessível e igualitária. Uma pesquisa que cobriu os longa-metragem brasileiros de maior bilheteria entre 2002 e 2014, por exemplo, identificou que o Brasil das telas de cinema é um país branco. Na pesquisa, não havia sequer uma roteirista ou diretora negra. Pensando nisso, resolvemos listar aqui seis cineastas negras do estado de Pernambuco. Afinal, nossa terrinha além de ter o sangue quentíssimo, tem um time de mulheres artistas extraordinário.

Juliana Lima

O cinema é minha contribuição para acabar com o racismo" - Revista ...

Diretora do filme Lá no Alto, um esboço sensorial do bairro Alto José do Pinho, e do vídeo-poema Elos, que fala sobre a Festa de São Cosme e Damião da Nação Xambá e do Bongar, Juliana é assídua no audiovisual pernambucano.

Yane Mendes

Yane é integrante do MAPE – Mulheres no Audiovisual Pernambucano, fotógrafa, realizadora, cinegrafista, oficineira de audiovisual e diretora do filme Mandala num compasso diferente.

Stella Zimmerman

Programa Toda Música | Stella Zimmerman

Stella Zimmerman tem um currículo extenso. Ela é produtora executiva dos filmes: Um lugar ao sol de Gabriel Mascaro, Eu vou de Volta de Claudio Assis e Camilo Cavalcante. Ave Maria ou mãe dos sertanejos, Rapsódia para um homem comum, O presidente dos estados unidos, Ave Maria ou mãe dos oprimidos de Camilo Cavalcante. Êxito D’Rua de Cecilia Araújo, O Muro de Tião, Di Melo – O imorrível de Alan Oliveira, Garotas da moda de Tuca Siqueira. Diretora de produção dos filmes: Por Trinta Dinheiros de Vania Perazo, Deserto Feliz de Paulo Caldas, A História da Eternidade (longa) de Camilo Cavalcante, Entre Paredes de Eric Laurence, Izabel de Liz Donovan, Henry Koster de Carla Francine e Germana Pereira. Produtora de Frente/locação do filme Febre do Rato de Cláudio Assis. Produtora Loca – fase sertão do filme Faroeste Caboclo de Renê Sampaio.

Catarina Apolônio

Divulgação

Catarina é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em som para cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV – Cuba (2010). Atualmente é Tecnóloga com Formação em Audiovisual na UFPE. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema (pós-produção de som e montagem) e Comunicação Social (habilitação em Rádio e TV).

Tila Chitunda

Tila Chitunda em curtas

Tila Chitunda atua como diretora, produtora audiovisual (Cinema e TV), fotógrafa e roteirista. Seus filmes foram exibidos e premiados em importantes Festivais, tais como É Tudo Verdade, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, FestCine – Recife, Janela Internacional de Cinema,  Festival de Cinema de Triunfo, Visions du Réel (Suíça), entre outros. Além dos diversos destaque que seus filmes possuem mundo afora.

Mannu Costa

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Produtora, sócia da Plano 9 Produções. Dona de um currículo incrível. É professora no curso de Cinema e Audiovisual da UFPE, doutoranda na UFRJ – desenvolvendo pesquisas na área de Políticas Públicas para o Cinema no Brasil. Trabalha como Produtora, Produtora Executiva, Diretora de Produção, Assistente de Produção… Além de ter participado de curtas, longas, programas para TV e videoclipes, documentários, ficções e animação. Também Participou do Programa de residência artística e profissional “Talents 2014”, do Berlinale (Festival de Cinema de Berlim).

FONTES: ALMAPRETA, VERBERENAS E PORTAL EPC
😉



Gostaria de estudar cinema?

Conheça as cursos disponíveis para se profissionalizar:

Curso de Roteiro para o Cinema

Saiba mais! Clique aqui

Preparação do Ator com André Di Mauro

Saiba mais! Clique aqui

Curso de Edição

https://youtu.be/ibbSrAwG-Rg

Saiba mais! Clique aqui



cacau

Ariana, formada em marketing e em cinema, é dona de vários apelidos, acredita que foi abençoada com um grande coração e em contrapartida um pavio bem curto. Sua melhor definição são os excessos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Next Post

Três anúncios para um crime: O clima é cru e intransigente. Selvagem.

Dom Mai 3 , 2020
Imaginem que por algum motivo todos os eleitores de Trump e Bolsonaro se mudaram para uma pequena cidade no interior do estado. Agora some a essa equação um delegado querido por todos, mas incompetente, e policiais preconceituosos e sem escrúpulos. Pronto. Três anúncios para um crime se passa dentro dessa realidade. […]

Você pode gostar